terça-feira, 24 de setembro de 2013

QUEREM-ME MATAR !!!





QUEREM-ME MATAR ! 
por kira


Tenho andado de roda dos médicos, desde o meu médico de família a outros, por maleitas que me afligem a coluna e que me impedem de andar. Eu ando na mesma mas as dores impedem-me de dar passos (livra!) sem que as dores me tolhem os movimentos. Aguento com mais um ou dois comprimidos. Nos vários exames que fiz à coluna, TACs, Cintigrafias e outros, detectaram-me dois quistos benignos nos rins com 7 centímetros um e outro com 4 centímetros. O meu querido Dr. José Cabrita – médico de família e a sua bondade e profissionalismo passou-me uma credencial para marcar consulta no Hospital do Barreiro. Isto em Dezembro de 2012. Há poucos meses recebi do Hospital a cartinha devida, com  marcação para 24 de Setembro na especialidade de Urologia. Apontei na minha agenda, guardei a carta e lá me levantei da cama, cedinho para ser dos primeiros a ser atendido.
A simpática senhora que nos distribui a senha de marcação perguntou-me: -mostre lá a carta porque há muita gente que vem em dias trocados e depois de estarem à espera horas chegam à conclusão que se enganaram. A senhora leu e confirmou – 24 de Setembro. -Tudo bem, meu senhor, tome lá a senha . Era C002.
Esperei pouco tempo, talvez meia-hora e lá fui chamado. De papel em punho, nota de 10 euros para a taxa que é – parece-me, de 7,65 – dirigi-me ao balcão 5. Bom….
A menina – funcionária – recebeu a cartinha e devolveu-ma dizendo:- olhe que a consulta não é hoje. – Desculpe menina, mas hoje é dia 24 de Setembro. – Pois é, senhor António mas não estamos em 2014 !!! Não é ? – 2014 ?  Sim. Veja…
Era verdade. A consulta é para 2014. Ora bem !
–A senhora não está a brincar comigo? E  sublinhando a data apontou com a bic dizendo :- VEJA!
 Vi. 2014. Para o ano.
Não fiquei chateado…não deve ser nada de grave e do que eu preciso mesmo é de mudar de lentes e ler com atenção as coisas. M as para mudar de lentes tenho que ir ao oftalmologista adivinhando que, por muita sorte que tenha, a consulta pode ser marcada para 2020 já que, como todos nós sabemos, somos um povo de cegos.
Digam-me lá uma coisa: até 2014 posso morrer dos quistos ou ficar cego. Lá se vai mais um para a terra da verdade e o Estado, na pessoa do Paulo Macedo, filho do meu amigo pintor Moita Macedo, virá a ter menos uma pequenina despesa com um pató que sou eu e outros muitos portugueses que andam no mesmo que eu.
Querem-me matar ou quê? Querem-nos matar a sério.
 Ministro Paulo Macedo não sais ao teu pai.
E é pena porque se ele fosse vivo já te tinha dado duas valentes bofetadas nas trombas, como ele dizia. Não és o culpado?

Sem comentários: